O diabetes é uma doença crônica que afeta a capacidade do corpo de regular os níveis de glicose no sangue. Existem três principais tipos de diabetes:
Diabetes Tipo 1: Geralmente é diagnosticada em crianças e adolescentes. Aparece em decorrência da destruição das células produtoras de insulina pelo sistema imunológico no pâncreas. Seu tratamento é feito com a aplicação de insulina.
Diabetes Tipo 2: É o tipo mais comum e ocorre com maior frequência em adultos. Aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar os níveis de glicose no sangue. Os principais fatores de risco são a obesidade e o sedentarismo. Seu tratamento inclui mudanças no estilo de vida, medicamentos e, em alguns casos, insulina.
Diabetes Gestacional: Ocorre durante a gravidez e geralmente desaparece após o parto. O tratamento envolve uma alimentação saudável, a prática de atividade física e o monitoramento dos níveis de glicose. As mulheres com diabetes gestacional apresentam maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 ao longo da vida.
O tratamento e o controle adequado do diabetes são essenciais para prevenir complicações a longo prazo, como doenças cardíacas, problemas renais, danos nos nervos e perda da visão.
O endocrinologista tem um papel crucial no tratamento da diabetes, incluindo:
Diagnóstico: Realizar o diagnóstico, esclarecer dúvidas e orientar o autocuidado
Tratamento: Abordar a importância do tratamento não medicamentoso (mudança do estilo de vida) e prescrever medicamentos orais ou insulina
Adesão ao tratamento: Orientar os pacientes sobre a importância do uso regular dos medicamentos e do controle glicêmico adequado
Prevenção de complicações: Abordar a prevenção de complicações relacionadas à diabetes, como retinopatia, doença renal do diabetes, neuropatia e problemas cardiovasculares
Médica formada pela Universidade Federal do Pará, fiz residência de Clínica Médica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e de Endocrinologia e Metabologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Em seguida, fiz meu doutorado em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP.
Meu compromisso é oferecer um atendimento personalizado, centrado na história de vida de cada paciente. Meu objetivo é contribuir para o tratamento e mudança de hábitos e comportamentos que impactam positivamente em sua saúde e bem-estar.
Após concluir minha residência em endocrinologia, passei por um período de tratamento médico que incluiu consultas, internações e cirurgias. Essa experiência de transitar do papel de médica para o de paciente fortaleceu ainda mais minha vocação para a medicina. A vivência do cuidar e ser cuidado foi fundamental para aprimorar minha abordagem e dedicação àqueles que depositam sua confiança em mim para cuidar de sua saúde.
Para mais informações, você pode falar conosco através do botão abaixo
© 2024 Tatiana Pelaes | Todos os direitos reservados